DJ Zeichan

A malandragem carioca é conhecida por todos. Bem, por mim ainda não tinha conhecido à fundo nenhum nativo da terra do Cristo Redentor, portanto era só na “boataria” que conhecia essa malandragem.
Um dia, chegou um convite para mim, no quase extinto msn, de um portador de Tourette do Rio de Janeiro, que havia assistido a uma entrevista comigo no youtube, onde eu falava sobre o tema para um programa de TV local. Aceitei o convite e começamos a nossa amizade virtual.
O nome dele era bem peculiar: Marcelo Zeichan! Evidentemente que até hoje não consegui compreender o significado do “Zeichan”, pois sei que de batismo não é, é seu nome profissional… Ele, como tem a música enraizada nas suas veias, é famoso pelos quatro cantos da Lapa, local onde me diz que tem de tudo no Rio de Janeiro, a verdadeira noite carioca!
De uma peculiar sensibilidade musical, gosta de pancada nos ouvidos mesmo, e ainda possui características singulares: come mais de 40 fatias de pizza num rodízio de massas, é um verdadeiro glutão. Nas vezes em que se alimenta na frente da webcam, enquanto conversamos, devora a sua comida no rastro de alguns segundos. Evidentemente que a sua barriga de “grávido” é uma marca pessoal.
Teve um segurança de boate que cismou com ele por algum motivo e, desde então, ele não pode cruzar com esse cara sem sair correndo para não apanhar. Eu falo sempre: “Pô, Zeichan, tu és forte pra caramba, encara esse bicho!”. E ele, na sabedoria do malandro carioca, fala que se trata de sobrevivência: “O cara tem 140 quilos, 2 metros de altura e é mestre em jiu-jitsu”! É, nobre Zeichan, até eu que não gosto de fugir de uma parada, sairia fora também. Mas o foda é que até quando ele entra no ônibus e vê esse cara, o gigante diz: “Xispa”, e o coitado do Zeichan tem que descer do ônibus e pegar outro… Situação complicada essa!
Mas a sua vertente musical é de uma singularidade altamente psico-delirante. Ele coloca músicas que não conheço e que são por demais alternativas no volume máximo quando estamos conversando no Skype, me mostra coisas novas, um verdadeiro conhecedor de som! Entra em transe quando faz isso, contorce sua cabeça como a pobre menina do filme “O Exorcista”!
Dentro de todos esses aspectos, um dia ele estava se transformando em DJ, ou seja, se arrumando com suas coloridas roupas psicodélicas e alternativas para uma noite na Lapa, onde ele colocaria o som de uma festa. Falei então que, se ele quisesse, mandaria alguns sons meus para ele incluir no repertório, e mandei umas três músicas, incluindo uma composição minha no teclado intitulada “A Marcha Fúnebre”. Ele surtou com a “Marcha Fúnebre” e disse que a colocaria na abertura da sua performance e no final de tudo, assentindo em carioquês: “Já é!”. Fiquei lisonjeado, e depois ele me mostrou as fotos e contou do surto coletivo que a boate da Lapa teve com o som.
A Binha, sua fiel companheira, amada por ele e por toda a sua família, suporta as suas loucuras pós- alucinadas, a sua “glutonice”, o seu Tourette, o seu jeito Zeichan de ser… Ele é “Braço”, como diz a gíria da malandragem carioca, e eu para ele sou também “Braço”! O sotaque, a forma de pensar, o transe espectral em que ele entra quando escuta em alto e bom som uma música agitada na frente da webcam fizeram com que eu passasse a admirá-lo e dizer em alto e bom som: “Braço, gosto de tu pra caralho!”
*Zeichan é carioca, malandro, glutão,  um irmão em Tourette, DJ e um amigo singular!
Segue abaixo a “Marcha Fúnebre” que mandei para ele enriquecer o seu arsenal musical!
Anúncios

7 comentários

  1. O laboratório não tem mais paredes e nem fronteiras. Hoje os observers estão antenados e unidos, cada vez mais numerosos, expandindo esse laboratório e criando a psicodelia infinita.

    Curtir

  2. Descrição perfeita… parece até amizade de infância. Isso sem nunca terem se encontrado pessoalmente. Muito bom, Giba…
    Zeichan é o meu sobrinho querido e realmente um autêntico malandro carioca rs.
    Kátia Tavares.

    Curtir

  3. Oi, Giba. Obrigada pela homenagem ao meu filho. Gostei muito! Ele é realmente uma pessoa singular e especial. Eu tb não sei de onde ele tirou esse nome Zeichan, mas tem tudo a ver com ele. Mais uma vez, obrigada pelo carinho e por sua amizade.Valeu! Bjs.

    Rosangela.

    Curtir

  4. Merecida homenagem. O MARCELO ZEICHAIN é isso, e muito mais. Grande conhecedor do rock, faz da música sua vida…Arrebenta como DJ. Parabéns, ao dono do Blogger,Giba por retratar tão bem a personalidade dessa figura tão especial. Que por acaso é meu sobrinho…rsrsrs. .Seu humor no texto foi 10. Andréa .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s