Testemunho da amizade transitória!

Cada vez que me pergunto sobre questões de amizade, de pessoas que passaram pela minha vida, e que estão ou não comigo hoje, percebo que etapas fazem com que pessoas outrora significativas não estejam mais presentes no meu cotidiano.
As etapas começam desde o colégio em que estudei, onde de lá, ficaram três amigos que são para o resto da vida. Da Faculdade também uns poucos, mas fiéis amigos, duram até hoje. Mas eles estiveram presentes ao meu lado dentro de uma sala de aula, se fizeram muito ativos nessa trajetória…
De amizade de rua, da infância, uma raridade, conto nos dedos. Os rumos nos levaram a caminhos totalmente diferentes. Porém quero chegar em um ponto peculiar: e as pessoas que esbarraram na minha vida durante a fase adulta?
Existia uma época em que saíamos para a noitada, um telefonava para o outro, e em meia hora reuníamos umas vinte pessoas na minha casa, para tocar violão até o amanhecer e se embriagar! Esses que falo, eles se evaporaram como fumaça!
Não sei do paradeiro de quase nenhum, e raríssimos contatos, uma vez ou outra tenho notícias de um ou outro. Nem nas minhas redes sociais estão presentes… O que dizer?
Foram os amigos transitórios, que por um determinado momento juraram amor eterno, uma ligação plena e absoluta, mas quando começa a rolar aquela coisa de se arrumar os seus “pares”, as coisas começam a se modificar.
Nem sempre os ditos “pares” gostam de você por algum motivo ou outro, e isso acaba por afastar de vez os amigos transitórios. Essa é a mais pura verdade, pessoas buscam outras sociedades, outros elementos de sociabilidade, às vezes migram para o lado de “lá”, e desaparecem.
Penso muito nisso hoje em dia, às vezes fico amargurado por não ter notícia de algumas pessoas com quem tive um relacionamento tão intenso, mas tão imaturo… Éramos jovens que se reuniam para curtir a vida de uma forma descompromissada, e com o compromisso, o sumiço!
Desejaria um dia encontrar cada um desses amigos transitórios, saber de suas vidas, mas nem sei como, nem me dá vontade de buscá-los nas redes sociais. A vida segue rumos que só com a idade é que percebemos. Depois você vai e constitui família, e daí, é você e sua família. E vamos envelhecendo mais, e os netos viram a prioridade, para no fim das nossas vidas, estarmos cercados apenas por essas pessoas.
Difícil ver duas pessoas de setenta e tantos anos se encontrarem como no auge da plenitude humana. Tudo se evapora. Um dia vamos ouvir: fulano morreu, cicrano teve câncer, beltrano foi avô, e por aí vai. A vida passa, os amigos transitórios também, e só resta o que você plantou com raízes familiares, essa é a grande verdade.
Sou introspectivo, mas os poucos que fugiram dessa transitoriedade, ainda estão por perto… Seja em um telefonema, um encontro por ano, mas sempre ali, fieis e presentes. Gosto das relações humanas, tive um encontro de duas décadas da minha turma de Universidade, como mudamos… mas esse encontro foi possível…
Os amigos transitórios mudaram de cidade, de bairro, seus chips de telefone, seus momentos foram contornados por vários tipos de destino. Desejo à todos eles que sejam muito felizes, e quem sabe um dia, vamos nos esbarrar em algum aeroporto da vida, pois em aeroportos, é o lugar mais adequado para encontros casuais… E assim, bateremos os nossos últimos quinze minutos de conversa na vida!

3 comentários

  1. Assim são as amizades que chamamos de amizades de um verão. Há uma enorme gradação dos relacionamentos. Existem os “conhecidos”, alguns foram apenas colegas, outros ainda meros companheiros de farra; mas, amigos, todos nós contamos nos dedos.
    Nunca se amargure com isto, pois você tem bons e fiéis amigos.
    Ótima reportagem.

    Curtir

  2. Já nem sei se acredito em amigo de verdade,acho que o que fica de real mesmo,é a nossa família. Até porque somos decepcionados demais pelos amigos,a família a gente sempre perdoa os seus deslises,já perdoar dos que chamamos de amigos,já é mais difícil.
    JOANA RAPOSO

    Curtir

  3. Muito lindo , maes qe pena ainda nao tem nada haver comigo… Mais tenho certeza qe irrei passar por isso tbem !
    Miriam minha melhor……
    Ass: Likinha ° •

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s