O mítico secular

Rumos políticos serão totalmente mudados, depois da consequência do desastre. Sim, muitas pessoas estão agora entorpecidas e perguntando o porque???  Colocar nas costas de 23 garotos um destino que vem desde 1950 é de fato muita pressão.
É bem certo que existiu uma carga emocional de titânio em cima desses jovens. O comandante também já estava descendo a ladeira. 2002… já fazem doze anos… E a safra? A safra sempre soube que não era boa.
Perguntar se o peso de um país do tamanho do Brasil pode suportar a dor das cicatrizes de uma nação tão acolhedora, tão entusiasmada, é chegar ao abismo. Jovens que estão numa partida de futebol como uma guerra de vida ou de morte.
Ter raça não é matar.
E o ícone máximo que temos já acumulou uma fortuna, aos 22 anos de idade, que sustentaria as suas próximas 12 gerações com segurança e pompas de milionários? Este emblemático mito sim, fez um estrago emocional numa seleção limitadíssima. Não vamos deixar de reconhecer que alguns grandes talentos estarão provavelmente no próximo evento, mas depender psicologicamente de um só gênio é fazer como a Argentina em 1994, sem o seu ícone máximo Maradona, pego no exame anti-doping..
Deixar que a pressão de um povo alegre, mas sequelado pela arrogância e prepotência, soberba e miserabilidade, espere de 23 pobres mortais, onde não encontramos um Heitor ou um Aquiles entre eles, segurar um fardo infinito? Fazer estória e transformar em lenda alguns ícones míticos não é toda hora que acontece.
Vamos agora nos deparar com as consequências pós-Copa. Toda a podridão começará a aparecer, esquemas mafiosos de lavagem de dinheiro internacionais. Não vejo mais magia no futebol. Amo o meu glorioso Sport, mas futebol tem uma pressão titânica em cima de situações plurissignificativas. 
Agora é hora de acordar, o sonho acabou. E para sempre e sempre, o fracasso de alguns, acabará de vez com a ferida de 1950. Nasceu outra que o Brasil passará a carregar a partir de hoje, e essa sequela jamais será esquecida.

Gostaria que Barbosa estivesse vivo. Que descanse em paz.    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s