Sandra Queiroz

Bem gente, hoje é o dia dela.

A Sandra Queiroz é o maior nome das Artes Plásticas de Jaboatão dos Guararapes, Zona Metropolitana do Recife, ao qual eu terei um prazer inenarrável de falar do seu trabalho, pois com15 anos de amizade, pois até os 41 anos morei por lá, e como admirador leigo das Artes Plásticas, não pude deixar de esbarrar no seu caminho.

Como nós dois já quebramos o nosso anonimato, a conheci em 2004, numa sala de A.A..

Um belo diz em um depoimento meu, ela rabiscava e me olhava, e ao final, me entregou um desenho na esferográfica, com o símbolo da Irmandade e duas asas de anjo.

Perdi nas minhas cinco mudanças essa preciosidade, ou está em alguma caixa perdida das mesmas…

Caboclo de Lança

Datei, assinei e recoheci firma no ano passado, do MANIFESTO DO EXPRESSIONISMO PERNAMBUCANO, e tenho a ousadia de a colocar nesta tendência artística que detectei.

Ela é Expressionista, logo observem os detalhes de suas curvas, às cores de sua temática. Até um leigo diria que isso é um material genuinamente pernambucano, uma peça artística que se completa com o nome dela, para o tal.

Quando tinha 36 anos, fiz três anos, como forma de terapia, um curso de Artes Plásticas, ficava no bairro de Candeias, e duas vezes por semana eu passava três horas pintando, com outros dois alunos, sob o olhar atencioso e doce de Sandra.

Casa de Mestre Vitalino – Caruaru – PE

Cheguei a pintar dez quadros, que foram para as paredes do mundo, pois eu hoje não possuo nenhum.

Mas o que quero ressaltar aqui é que eu ia fazer a terapia no curso, como fuga do alcoolismo, como talvez ela a tenha encontrado na arte a sua recuperação.

O que quero dizer é que ela é um “BALUARTE” em toda a Cidade de Jaboatão dos Guararapes, e tem vários projetos sociais. Evidentemente que muitos deles não dão certo por falta de investimento municipal, mas ela é uma batalhadora que está sempre batendo na porta.

ADMIRO ISSO!!!

Dou valor.

Comigo, fazia também o curso uma figura ímpar, o Dudu, um cadeirante muito humilde, e que Sandra Queiroz dava toda a estrutura para que ele também pudesse fazer a sua terapia.

Observem, isso já é um belo trabalho social?

Lampião do Sertão

Observem que não sai da temática pernambucana o seu Expressionismo.

Eu sempre fui fascinado com a habilidade que ela possui nas curvas dos pincéis. O redondo dela é totalmente divino e imortalizado, observem por exemplo os conornos do rosto desta últuma peça: “Lampião do Sertão.”?

Além de possuir vários diplomas como o Curso Extensivo Belas Artes – UFPE; Curso de obra, arte-produto e mercado pelo Sebrae; FACEP; CACB; 1ª Curso de Coaching para a vida – 2017, ela sempre está expondo as suas obras em vários locais.

Acredito que a cultura pernambucana não valoriza o Artista em geral, e como fui criado na mesma cidade que ela, aí é que sei que as coisas não funcionam mesmo…

MAS ELA É UMA ABNEGADA!!!

Mateus e Caterina

Mais uma vez, mostro traços evidentes do Expresionismo Pernambucano.

Só um artista pernambucano poderia pintar uma peça como esta.

Fenearte, exposições múltiplas em espaços como a Casa da Cultura no Recife, estão em seu currículo, mas eu sei que a obra dela deveria estar espalhada nas galerias do Sul do País e até na Europa, por que não dizer?

Eu como leigo, e gosto de dizer isso pois ainda estou mergulhando fundo no universo das Artes Plásticas por ter um Pós em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco, e representar legalmente vários artistas pernambucanos, sei que obras de menor quilate, mas com uma curadoria eficiente, conseguem o que ela, como já disse: ABNEGADA, não conegue.

DIVULGAR SEUS BELOS PROJETOS SOCIAIS!

O Surfista

Ser de Pernambuco, morando no bairro de Candeias, e pintar uma peça desta, mostra mais uma vez, o seu Expressionismo Pernambucano, e aos interessados, esta é a única peça que ainda não foi vendida deste Post.

Sandra é Professora, é Artista Pástica, é Produtora, é sonhadora, e ela está aí, ensinando para futuros artistas, ou apenas para quem quer a brisa e a sensação de estar pincelando com o olhar doce e atento de uma pessoa que faz brotar a criatividade em surssuros no ouvido.

Um curso de Artes Plásticas com vários alunos em uma sala tem que ser no “sussurro”, não é Sandra?

A arte te deu serenidade, a arte te deu sobrevida.

A arte te faz uma pessoa humana singular, e agora, para mim, está sendo muito especial escrever sobre esta notável pessoa. Já adquiri inclusive quatro pequenas peças de arte dela, para presentear uma querida.

Sandra, sua ARTE QUE PULSA, e sua sobriedade que te faz um ser humano especial, é a prova de que existe caminhos para fugir da grosseira droga legalizada que acaba com os homens…A BEBIDA!

E NÓS SABEMOS DISSO SANDRA.

Aceite:

Este selo já carimbou oito eventos culturais, e ele é o meu SELO INDEPENDENTE!!!

Você tem as portas abertas, e sabe muito bem.

Estou devendo “a visita”, para organizarmos um grande evento cultural aqui no Recife, onde resido atualmente.

Já fazem sete anos…

Aqui as coisas funcionam melhor.

Aceite entrar no time!

4 comentários

  1. Meu querido Giba!
    Obrigada por tanto mimo.
    Vc tmb tem uma história fascinante em superação.
    Quero registrar aqui meus agradecimentos por td que relatastes sobre a minha pessoa.
    E ficarei te devendo uma visita para colocarmos os papos em dia.
    Grande abraço e mais sucesso no seu blog.
    Deus te abençoe!

    Curtir

  2. Bom dia Giba! Merecida homenagem a Sandra. Uma batalhadora pela vida e pelo sacerdócio da arte de transmitir sentimentos através do pincel. Que Deus abençoe cada vez mais este sacerdócio que O Abba Pai te deu Sandra!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s