
Dos dias 15 de maio ao 15 de junho temos a consciência do mês da Tourette, ou mês de conscientização da síndrome de Tourette.
Nunca é tarde para se entender que a vida tem que ser desprovida de preconceito.
Lutamos muito para um entendimento social, entendimento de respeito, de companheirismo e de amor.
A síndrome de Tourette é um transtorno neuropsiquiátrico que leva a pessoa a proferir tics nervosos, motores e vocálicos.
Mas ela é um pacote de grego, eu, que tenho Tourette desde os quatro anos, ainda tenho outras comorbidades como TDAH, TOC, Ansiedade Generalizada, Isônia, Depressão, e isso tudo num mesmo pacote da Turette.
Já fui diagnosticado com traços de Esquizofrenia e de Asperger também.
Nunca um portador de Tourette tem apenas esse diagnóstico.
Nossas vidas são compexas.
Durante minha juventude adquiri o alcoolismo também, e só agora, aos cinquenta anos, consegui controlar, hoje, a cada dia, bato um novo recorde.
Estou há um ano, dois meses e três dias sóbrio.
Tics controlados, TOC em tese controlado, sim, ainda tenho picos terríveis, mas não todos os dias. Estou com um sono regular.
Estou pleno e na melhor fase de minha vida, aos cinquenta anos de idade.
Luto por uma lei, ainda sou sustentado pela minha amada mãe, e sei e tenho conhecimento: os portadores de Tourette no Brasil estão na lama.
Lamento, mas é a realidade.
Portanto que tenhamos um mês para refletir sobre a nossa causa, ela é digna, ela é edificante.
Um mês de bênçãos para todos nós.
Exatamente meu nobre Giba! Nós que sofremos com a síndrome de Tourette estamos na lama, e a maioria das pessoas não tem ideia do porquê! Ficou muito bem colocada tua fala.
CurtirCurtir